Você pode ter direito a indenização. Oferecemos suporte em casos de cancelamento, atraso e perda de bagagem.
Conte pra nós qual o problema PRECISA RESOLVER.
Você vai conversar (sem custo) com um Especialista em Direito do Consumidor.
Clique aqui e fale agora
Dentro de minutos você já ficará sabendo se pode recorrer e quais as consequências da penalidade.
Com o contrato assinado, vamos elaborar o seu processo e estaremos ao seu lado em todo o andamento.
Não cobramos nada para realizar um diagnóstico do seu caso. Converse com o advogado especialista pelo WhatsApp apertando no botão abaixo.
Ricardo Marques Advogados associados é uma sociedade de advogados fundada em 2019 por José Ricardo Marques que atua em conjunto com seus parceiros e associados.
Sediado no Rio de Janeiro e também escritórios em Brasília e Lisboa, a RM Advogados é especialista em Direito de Trânsito e em diversas outras áreas do direito.
Em primeiro lugar, você tem direito à informação, isto é, saber o motivo do cancelamento, atraso ou negativa de embarque. Por exemplo, se foi desorganização da companhia aérea ou um problema climático. A informação deve ser formalizada por escrito, através de um documento emitido pela companhia aérea.
De acordo com a Resolução 400 da Anac, após ser informado do motivo do cancelamento, você deve receber a assistência material, que é determinada através do tempo de espera pelo próximo voo. Veja abaixo:
1. A partir de 1 hora de espera pelo próximo voo: a empresa aérea deve fornecer meios de comunicação para os passageiros, como internet e telefone;
2. A partir de 2 horas de espera pelo próximo voo: a companhia deve arcar com os custos de alimentação do passageiro;
3. A partir de 4 horas de espera pelo próximo voo: hospedagem/acomodação e traslado (transporte do aeroporto ao hotel ou semelhante). No entanto, vale lembrar que, se você estiver estiver em sua cidade de domicílio, a companhia deverá oferecer o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto. Além disso, se for necessário o pernoite no aeroporto, o local de hospedagem deve se adequar à sua necessidade. Por fim, se seu voo tiver atraso de 4 horas ou mais, você tem direito de ser reacomodado em um voo de sua escolha. E, nesse caso, com data e horário que sejam convenientes. Ou, por outro lado, em voo de outra companhia aérea que tenha a mesma rota, na primeira oportunidade
De acordo com a ANAC, a empresa aérea pode fazer alterações no seu voo em até 72h antes da data e horário da viagem. Caso contrário, o passageiro deve exigir seus direitos imediatamente e buscar as opções disponíveis de reembolso e remarcação do voo.
Caso a companhia aérea não respeite as 72h de antecedência determinadas pela ANAC, o passageiro poderá exigir seus direitos e buscar uma indenização pelos danos morais causados. Principalmente se alteração no voo causar a perda de algum compromisso.
Caso o passageiro chegue ao seu destino final com 4h ou mais de atraso ou seu voo sofra alguma alteração com menos de 72h de antecedência, é possível exigir uma indenização pelos danos morais sofridos.
Para a justiça brasileira, caso sua mala fique perdida por mais de 3 dias, você pode exigir uma indenização pelos danos morais causados pelo erro da companhia aérea. Além disso, caso também sofra danos em sua bagagem, seu caso será mais forte!
Rio de Janeiro – RJ : Rua do Acre, 83, 11º andar, sala 1106, Centro do Rio de Janeiro, CEP: 20081-000
Brasília – DF: SCN, Quadra 1, Bloco F, Ed. America Office Tower Sala 317 – Asa Norte – Brasília/DF, CEP: 70.711-905
São Luís – Maranhão: Avenida dos Holandeses, 14, Calhau, Edifício Century Multiempresarial, sala 1007, CEP: 65.071-380
Lisboa – Portugal: Avenida da República nº 48-B, 4º andar, 1050-195, Lisboa Portugal
Whatsapp: +55 (21) 98410-0046
Telefone fixo: +55 (21) 3228-5007
Termos de Uso | Políticas de Privacidade
© 2024. Todos os direitos reservados.